/widgets.js">

A Forma Correta de Enxergar a Programação

computador codigo programacao

Se você não é da área de tecnologia, programar deve parecer um bicho de sete cabeças para você, né?

No entanto, é muito mais simples do que você imagina!

E é por sua simplicidade e por e trazer tantos benefícios que a programação é algo tão lindo!

A melhor forma de encarar a programação

Como o aluno deve enxergar a programação? Qual a forma correta de encará-la?

Ao introduzir a programação para crianças, Resnick and Siegel (2015) recomendam os seguintes princípios:

  • Projetos
  • Paixão
  • Colegas
  • Brincadeira

Projetos

Os estudantes devem ser capazes de criar um projeto significativo. Por significativo eu não quero dizer um jogo complexo ou o próximo Facebook, mas um projeto sobre algum tema que ele seja apaixonado e empolgado.

Você sabia que o Facebook surgiu como uma forma de conectar alunos de uma universidade? Mark Zuckerberg era um aluno normal, que gostava de tecnologia e se divertir. Por que então ele teve tanto sucesso? Pois ele criou um projeto com um significado, um projeto para ajudar as pessoas a encontrarem umas as outras. Dessa forma, ele facilitou a vida de todo mundo, tanto para paqueras quanto para trabalhos acadêmicos, grupos de estudos, etc.

 

Paixão

Não só o Facebook mas vários outros sites e aplicativos de sucesso surgiram como projetos simples, de times pequenos ou até mesmo pessoas sozinhas que buscavam resolver algum problema existente no mundo.

Se você é apaixonado com algo ou é muito envolvido com algum nicho específico, eu aposto que sabe de algum problema que — até hoje — não foi solucionado.

Você já pensou que ele poderia ser resolvido com tecnologia? Você já cogitou que ele pode ser resolvido por você, ou até mesmo pelo seu próprio filho?

A melhor parte é que, quando trabalhamos em uma área que amamos, não estamos trabalhando, mas sim nos divertindo. E a programação pode se aliar à qualquer área. A tecnologia pode construir novas soluções em qualquer nicho ou área, principalmente naquelas que você ama.

Escolha um trabalho que você ame e não terá de trabalhar um único dia de sua vida

Confúcio

Colegas

Uma vez criado o projeto ou protótipo, você deve encorajar seu filho a compartilhá-lo com você.

Outra ideia muito bacana é compartilhar o projeto com seus colegas na escola. É uma outra maneira de receber feedback e pode ajudar crianças tímidas a se enturmarem.

É muito importante dar feedback positivo, pois isso fará com que ele tenha orgulho da sua criação, fique mais motivado a aprender mais e trabalhará sua auto estima, um valor muito importante para qualquer pessoa.

Ele se sentirá capaz de criar. Ele verá que, através do estudo e esforço, ele pode aprender qualquer coisa. Um ótimo benefício da programação é melhorar notas escolares, e essa é uma das razões.

Brincadeira

Resnick ressalta que os alunos também devem ser encorajados a brincar e testar seus projetos. Você pode ajudá-lo com isso, e assim encontrarão falhas juntos.

Isso fará com que seu filho lide melhor com críticas, pois ele entenderá que não é ele sendo criticado e sim aquele projeto, e a intenção é ajudá-lo a progredir.

 

crianca-tecnologia-2

Seguindo esses princípios, seu filho tem tudo para se apaixonar pelo mundo da programação. É seu trabalho encorajá-lo no começo, pois como você sabe, crianças nem sempre sabem o que é melhor para elas.

Por mais que programação seja algo assustador no começo, rapidinho você verá que isso é bobagem. Principalmente se você tiver alguém para guiá-lo e ensiná-lo.

Espero que tenha gostado desse post! Seu filho já criou algum projeto? Você conseguiu ajudá-lo? Conte mais sobre sua experiência nos comentários!

 

criança pode ter sucesso com curso de programação

Já leu nosso eBook ensinando como seu filho pode aproveitar todo o potencial da Internet a seu favor? Corra e aproveite, é 100% grátis!

Compartilhe este post »