/widgets.js">

Como a Programação Muda Sua Forma de Pensar

einstein-pensamento-programacao

Todo mundo sabe que codificar ideias (ou programar) estimula a criatividade, o desenvolvimento cognitivo — em crianças, principalmente — e é uma forma de se expressar e comunicar suas ideias com o mundo, em forma de produtos e serviços digitais.

E que ela é uma atividade que garante uma carreira promissora, ninguém duvida mais.

Mas, como a programação influencia na sua forma de pensar do seu filho ou filha? Já mencionamos os benefícios de aprender a programar, mas como exatamente o seu pensamento é modificado?

A capacidade cerebral é aguçada

quadro-matematica-capacidade-cerebral-agucada

A primeira forma é explicada pela teoria do uso do cérebro.

Diferentes de objetos materiais, que são depreciados conforme usamos, nosso cérebro desenvolve cada vez mais quando é utilizado.

Mas nós utilizamos o cérebro a todo momento, para fazer várias coisas

Sim, mas o uso a que me refiro é um uso consciente. É o esforço, estímulos fora do piloto automático, onde seu filho precisa empenhar-se para pensar e resolver problemas.

E quanto mais problemas ele resolve, mais afiado seu cérebro se torna.

Agora, quando se trata de programação, o lado esquerdo do seu cérebro é forçado a encontrar soluções criativas enquanto o lado direito está constantemente encontrando maneiras de resolver os problemas mais rapidamente, de forma sistemática.

Isso faz com que a rede entre os neurônios fique cada vez mais forte e também crie novas conexões.

Eh, também aumenta o nível de atenção, ou seja, ele se torna mais alerta e desenvolve a habilidade de focar. 

Uma habilidade extremamente rara na geração smartphone. Já pensou se seu filho pudesse ter um super cérebro?

Ele enxerga o mundo e os problemas de forma mais criativa

criatividade-programacao-pensamento

Afiando seu cérebro e desenvolvendo seu lado criativo, seu filho tende a bolar soluções muito mais criativas e eficientes para os problemas que encontra na sua vida.

Para explicar melhor a relação da programação com o pensamento, gosto muito dessa frase:

Um programa que você cria não é nada mais que o produto da sua consciência + seu subconsciente. É uma parte de você que foi criada a partir de você para mudar o mundo.

Parece meio confuso, né? Talvez um pouco profundo.

O que ela quer dizer é que os programas, aplicativos, websites ou o que quer que seja que você cria através da programação são projeções do seu pensamento no mundo real.

O pinto abstrato Pablo Picasso fazia exatamente isso. Transformava sua imaginação e ideias em objetos palpáveis, concretos. Em pinturas que poderiam ser vistas por qualquer pessoa.

A diferença da pintura abstrata para a programação é muito simples: o intuito da programação é melhorar o mundo e a vida das pessoas. É resolver problemas cotidianos e tornar nossa vida cada vez mais fácil e confortável.

Seu filho recebe o super poder de pensar

sucesso-pensamento-liberdade

Todo mundo pensa, né?

Será mesmo?

Muitas pessoas estão no piloto automático, seguindo as grandes massas e raramente pensando por si mesmas. É muito mais fácil e cômodo adotar uma opinião popular do que criar a sua própria, portanto muitas vezes em que acreditamos ter uma opinião, só estamos reproduzindo a dos outros.

Pensar por si só é uma forma de liberdade. Você consegue se desprender do senso comum.

Programar te da o poder de pensar sob com novas perspectivas.

Você já assistiu ao filme Limitless, onde o protagonista toma uma pílula que o deixa super inteligente? Sua mente é expandida, ficando extremamente poderosa e criativa? Programar é algo parecido com essa pílula.

A capacidade cerebral do seu filho é expandida e ele começa a enxergar tudo de uma forma diferente.

Ele começa a entender como as coisas funcionam de verdade.

Ele não irá simplesmente consumir aplicativos, videogames e websites. Ele entenderá intrinsecamente como eles funcionam. Como o criador delas pensou para chegar até ali.

E ele terá essa capacidade de compreensão pois será capaz de criar os seus próprios produtos!

Ele se torna mais “filosófico”

mao-digital-programacao-criancas

Um entendimento profundo de programação irá te tornar mais filosófico.

Hãn? Como assim?

Conceitos mais complexos como Máquina de Turing, Programa de Hilbert, O Problema de Parada, Teorema de Godels — todos esses te darão eurecas (epifanias, insights) sobre como o mundo funciona. Te ajudam a entender muitas questões da vida e como ela funciona.

A sua visão do mundo é modificada drasticamente. Uma vez que você começa ver coisas como bits, não tem como voltar atrás.

Isso pode parecer confuso se você ainda não está no mundo digital, mas calma, vou te explicar.

Sabe quando o Neo começou a ver a Matrix como símbolos verdes?

Como eu disse acima, seu filho entenderá como as coisas funcionam. Qual o processo de pensamento para criar as tecnologias que usamos hoje.

E, sabendo programar, ele não será um leigo. Ele será muito mais capaz de interagir com a tecnologia e as coisas ao seu redor.

PS: O entendimento dessas teorias e teoremas não são necessários para saber programar. É uma área da programação mais teórica e avançada. É algo que vemos na faculdade, mas não é necessário para conseguir programar.

Seu filho se torna mais inteligente

garoto-inteligente

Gosto de dizer que aprender a programar deixa seu filho mais inteligente, e isso é comprovado. Além dos impactos no pensamento citados acima, a programação tem vários outros efeitos positivos no cérebro.

Desde que aprendi a programar, aos 12 anos, minhas notas na escola melhoraram e estudar se tornou algo muito mais fácil.

Eu aprendi como estudar. Fui de horas quebrando cabeça lendo livros e não absorvendo nada para ser capaz de passar o olho na matéria e aprender tudo.

Estudar e aprender são habilidades que precisam ser treinadas, e aprender a programar é a melhor forma de aperfeiçoá-las.


Você já considerou colocar seu filho em um curso de programação? Saiba que é uma das maiores contribuições que você pode fazer para a carreira dele.

Compartilhe nos comentários sua opinião! Um abraço e até mais.

 

criança pode ter sucesso com curso de programação

Já leu nosso eBook ensinando como seu filho pode aproveitar todo o potencial da Internet a seu favor? Corra e aproveite, é 100% grátis!

Compartilhe este post »