/widgets.js">

O Que É STEM?

o que é stem

Se você está antenadonas notícias sobre educação mundo afora, talvez já tenha esbarrado com esse termo. Ou até mesmo lendo algum post aqui da Fábrica de Gênios.

O Que é STEM?

Em inglês, a sigla denota Science, Technology, Engineering and Mathematics.

É um currículo baseado na ideia de educar os alunos em 4 áreas específicas — ciência (computação), tecnologia, engenharia e matemática— numa abordagem interdisciplinar e aplicada — ou seja, as disciplinas como uma só, na prática, fazendo coisas reais e resolvendo problemas do mundo real.

No lugar de ensinar essas quatro disciplinas de forma isolada e independente, a STEM acredita que elas se integram muito bem, principalmente sob um ponto de vista de aplicações reais.

Programas que utilizam tecnologia complexa quase sempre possuem um plano de fundo matemático e científico, por exemplo.

Drones são um ótimo exemplo disso. É uma tecnologia cada vez mais presente em nossas vidas. Conta com a engenharia para projetar as naves, matemática e física para que voem e funcionem corretamente e computação para desenvolver o software, que faz sua automação e garante que funcione e se comunique corretamente com o controlador.

A grande sacada da STEM é que o número de vagas disponíveis em bons empregos é muito maior do que o número de profissionais para preenchê-las. É um mercado extremamente promissor e que recompensa quem está disposto a encará-lo.

O Brasil passa por um momento onde cerca de 12,4% da população está desempregada.

Na área de STEM, falamos de empregos com salários altíssimos. E, enquanto temos inúmeras vagas para serem preenchidas, temos outras áreas no Brasil onde MUITAS pessoas estão desempregada. Promissor, né?

Caso seu filho queira se aproveitar da abundância de empregos e altos salários amanhã, a melhor hora para começar a se preparar é hoje.

Uma dos melhores caminhos para se percorrer se seu objetivo é ter um emprego na tecnologia, é aprender a programar.

robo-stem

Algumas Estatísticas

Para você entender melhor sobre o que eu estou falando, aqui vão algumas estatísticas. Acho que números nos ajudam a entender quão vantajosa e promissora essa área realmente é.

Trabalhos na área STEM crescerão 13%

Entre 2017 e 2027, o número de trabalhos STEM crescerá 13%, comparado com 9% para  outras áreas. Vagas em computação e engenharia lideram o caminho.

Em um momento de recessão da economia, onde cada vez mais pessoas estão desempregadas, é contra intuitivo pensar que as vagas em uma área com salários altos aumenta.

Mas essa é a realidade, pois a tecnologia está crescendo cada vez mais e a tendência é continuar, cada vez mais forte.

A tecnologia torna nossas vidas mais fáceis, mais confortáveis. Hoje fazemos quase tudo pelo nosso Smartphone. Lembra de quando há menos de uma década atrás precisávamos ir até à locadora de filmes e pagar caro para poder assistir algum filme?

Hoje uma assinatura do Netflix é menos de 30 reais, e temos um catálogo gigantesco de opções, na palma de nossas mãos.

A média salarial para trabalhos STEM é de 38.85 dólares por hora

Se você é da área de computação, sabe que não é difícil arrumar um trabalho fora do país.

Você pode optar por trabalhar remotamente em uma empresa americana, do conforto da sua casa. Ou então se mudar para outro país. O Canada é um exemplo, pois estão sempre contratando programadores brasileiros.

E ah, caso você queira saber, 38.85 dólares dá, em média, 128 reais.

Multiplicado esse número pelo número médio de horas trabalhadas (160) em um mês aqui no Brasil, teríamos 128 * 160 = R$20480,00.

Um bom salário, né? Principalmente considerando que esse é um valor médio, e os valores dos profissionais mais bem qualificados são bem maiores que esse.

Em 100 trabalhos STEM, 93% têm salários maiores que a média nacional

Essa é uma estatística americana, pois a pesquisa foi realizada lá nos Estados Unidos.

A média anual de salário STEM é de $87,570 por ano, enquanto a média nacional é cerca de $31,099.

Imagina receber um salário desse por ano, trabalhando aqui? Dá pra viver muito bem, né?

Mulheres compõem somente 18% dos estudantes de ciência da computação

Muito embora as mulheres recebam 57% dos diplomas de graduação totais, apenas 18% dos diplomas em ciência da computação vão para mulheres.

Felizmente, cada vez mais projetos estão sendo criados para incluir as mulheres no mundo da programação.

Esse tabu precisa ser quebrado. Programação não é algo só para homens.

Então, o Que Isso Significa?

STEM é uma área importante, e nossos filhos muito provavelmente trabalharão com isso. Essa área apresenta muita oportunidade, e precisamos de cada vez mais pessoas encontrado essas oportunidades.

O incentivo à essa área deve estar onde as crianças estão. Escolas, colônias de férias, internet. Deve ser introduzido em idades mais jovens, onde as crianças são ainda mais curiosas.

Nossos filhos precisam de mais educação e informação sobre essa área e outros trabalhos relacionados, pois assim poderão buscar futuros brilhantes nesses campos.

Sobre trabalhos

programador-feliz

Nesse post, falei sobre trabalhos remotos. Se você é da área de tecnologia — programação, marketing digital — tem o inglês afiado e está buscando uma boa oportunidade de trabalho, existem vários sites por aí repletos de vagas para brasileiros.

Recentemente um grande amigo conseguiu um trabalho remoto para uma empresa localizada no Missouri, com um salário inicial de cerca de R$14.000. Ele tem 20 anos de idade e já ganha mais do que a grande maioria dos brasileiros. Bacana, né?

Nesse post tem alguns sites que possuem ótimas oportunidades. Cabe a você dar uma olhada e ver se alguma te interessa!

É bom também para você conhecer o mercado onde seu filho provavelmente vai trabalhar. Se você quer que seu filho consiga com facilidade essas vagas, a melhor hora para investir na sua educação tecnológica é agora.

Uma ótima forma é aprendendo a programar, pois além de garantir ótimos salários e uma excelente carreira, possui diversos outros benefícios.  😉

 

Um abraço e até a próxima!

criança pode ter sucesso com curso de programação

Já leu nosso eBook ensinando como seu filho pode aproveitar todo o potencial da Internet a seu favor? Corra e aproveite, é 100% grátis!

Compartilhe este post »